DIÁRO GAUCHE - [ Descubra Mais ]

Publié le par R.B

 


Escrito por Cristóvão Feil às 14h01




Retomada pela esquerda

 

Espingarda nova

O professor Emir Sader é uma figura admirável no âmbito da esquerda brasileira. Tinha um irmão, Eder Simão Sader, que morreu precocemente, parece que em 88, fundador da Polop, depois, do próprio PT, sociólogo de mão cheia e que deixou sua marca indelével na luta social do País. Até hoje eu confundo o nome do professor Emir, por vezes, refiro-me coloquialmente a ele como Eder. Penso que não tem problema, ambos são exemplares no que fizeram e faz.  Contudo, o professor Emir, que escreve diariamente na revista eletrônica Carta Maior, tendo um blog lá, nos primeiros quatro anos do governo Lula fez uma análise - a meu ver - com um olho só. Mirava o que queria ver, atirava de forma muito seletiva e cuidadosa, como quem está com pouca munição ou com a espingarda expressiva interditada.

Mas isto é passado, desde o último dia 5, quando publicou um artigo intitulado Onde está a esquerda?, o professor Sader readquiriu seu velho tônus combativo.  Agora o professor está com espingarda nova e sem interdições. Algo mudou, e para melhor. Suspeito, mas não posso contar, agora.  

Que bom, salve, salve! Volto a lê-lo com prazer diariamente, algo que ultimamente me aborrecia muito.  

 

_____________ 

Post-scriptum

 Só discordo de um ponto do ótimo artigo do professor. É quando ele mostra ainda acreditar na vitalidade do PT para continuar sendo o instrumento político da esquerda brasileira. Penso que o PT, hoje, é um velho barco encalhado nas areias movediças do dirceuzismo asmático e do lulismo chapa-branca. Como instrumento de transformação social (já nem falo revolucionário, que é outro papo) não serve mais para nada. Restará como museu de tudo da esquerda, com o perdão do poeta João Cabral de Melo Neto.

Portanto, é preciso criar, construir e ensejar um novo instrumento político, um novo intelectual coletivo, o que temos já era... como se diz.   

 

 

 http://diariogauche.zip.net/  [ Descubra Mais ]

Publié dans LANGUES DU MONDE

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article